Você sabe o que faz de um arquiteto um arquiteto?

arquiteto

Seguir a profissão de arquiteto não é para qualquer pessoa. Isso porque é exigida muita dedicação, desde o momento em que há o ingresso no curso de arquitetura até depois de iniciar a atuação no mercado de trabalho.

A profissão une não apenas habilidades artísticas como também as exatas, pois além de desenhar os projetos o arquiteto terá que realizar cálculos. Seu trabalho exige dedicação e atinge outras pessoas, pois um projeto mal feito de reforma ou de construção pode vir a prejudicar outros envolvidos.

Para atuar na profissão é preciso possuir diploma de bacharel em Arquitetura e também o registro no CAU, Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Apenas um arquiteto com esse registro poderá registrar seus projetos junto à prefeitura.

Áreas de atuação de um arquiteto

Há quem acredite que o arquiteto pode atuar apenas no desenvolvimento de projetos. No entanto, o profissional é muito versátil e pode atuar em outras áreas, o que explica porque a valorização da profissão tem crescido tanto.

O arquiteto formado pode prestar concurso público e passar a trabalhar com obras públicas, desenvolvendo seus projetos ou focando na restauração e conservação de patrimônios históricos. Nesse caso estará atuando na área tradicional da arquitetura, que engloba o desenvolvimento dos mais variados projetos, ou do urbanismo.

Caso deseje continuar no setor privado, além do desenvolvimento de projetos, outras áreas em que o arquiteto pode desempenhar atividades são:

• Comunicação visual

O arquiteto ajuda nas questões de poluição visual e visualização de placas.

• Paisagismo

Jardins e praças também podem ser responsabilidade de um arquiteto, inclusive é provável que você já tenha ouvido falar do projeto de alguma praça ou jardim. Além disso, pode projetar jardins residenciais.

• Restauração de edifícios

Nessa área de atuação da arquitetura o profissional ajuda na conservação de patrimônios históricos, promovendo a restauração sem que se percam as características da arquitetura original.

• Acompanhamento e administração de obras

Muitos arquitetos que atuam no desenvolvimento de projetos também trabalham com o acompanhamento e administração da obra. É nessa área que o projeto sai do papel e a responsabilidade do arquiteto é garantir que cumpra o que foi planejado com qualidade e segurança.

• Urbanismo

Planejamento de cidades, bairros ou de uma região também são de responsabilidade de um arquiteto e se enquadram dentro da área chamada urbanismo. A ideia é atuar no planejamento do espaço público. O profissional que trabalha com urbanismo precisará ter um amplo conhecimento em leis.

Valorização da profissão

A valorização da profissão de arquiteto tem aumentado ao longo dos anos. Isso porque pesquisas indicam que se trata de um dos cursos que mais exige de seus alunos. E essa situação continua quando o profissional pode finalmente atuar na área. Tempo e dedicação são exigidos dele a todo momento.

E como não observar essa valorização da profissão ou até mesmo dar ainda mais valor para ela se os arquitetos são os responsáveis por garantir a qualidade de nossas moradias, o planejamento de cidades ou bairros e até mesmo nos ajudar em questões como a sustentabilidade?

A ARQTTO sabe o quanto esse profissional é importante e, portanto, ajuda na divulgação de seus trabalhos através do site www.arqtto.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *